.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OAB COMEMORA DIA DO ADVOGADO EM NOVA SEDE

A presidente Andréa e seu vice François

A Ordem dos Advogados, 15ª Subseção Macaé, comemorou o Dia do Advogado (11/08) presenteando os profissionais da região com uma nova e ampla sede, localizada na Av. Agenor Caldas 581, Imbetiba, além de oferecer um lautoso Café da Manhã depois do asteamento das bandeiras Brasileira, Estado, Município e da própria entidade.
Ao participar do evento como bacharel e prestes a receber minha carteira, embora formado em 1981, aproveitei para entrevistar a jovem Andréa Meirelles, presidente plena de entusiasmo para enfrentar os desafios

ARMANDO BARRETO - Há quanto tempo na presidência, qual o período de mandato e de onde é ?

ANDRÉA MEIRELLES - Estou há apenas seis meses no cargo, com mandato de três anos, segundo o estatuto da Ordem, e tenho minhas raízes familiares em Macaé, nascida e criada aqui, neta de Armandinho Solon, filha de Ana Riva e Carlos Meirelles.

- Esta nova sede é provisória ?

ANDRÉA - Esta aqui é provisória, bem mais espaçosa e em local melhor do que a outra, inclusive com área de estacionamento. E foi possível porque bastou querer buscar, pois havia recursos em caixa. Mas nossa idéia é ter mais na frente uma sede própria, a ser construída em terreno doado pelo munmicípio, atrás do prédio da Polícia Federal, em Virgerm Santa. Estamos aguardando ainda a abertura de rua de acesso, sistema de drenagem e calçamento. Com ela, vamos ter duas salas de aula, estacionamento, sistema informatizado, biblioteca e acomodações que atendam nossa classe.

- E o que a OAB oferece aos novos advogados hoje?

ANDRÉA - A partir de setembro vamos oferecer três cursos: licitaçõeds, meio ambiente e contrato administrativo, com professor de direito público da UFF.

- Como gostaria de ver a OAB aqui nma região?

ANDRÉA - A gente quer que a OAB esteja inserida em seu real papel na sociedade, atuando não só em pról da classe, mas, também, junto à comunidade e suas demandas sociais. Inclusive, neste ano, estamos fazendo questão de nomear representantes em todos os conselhos e a partir daí começar a pensar em projetos na área do direitos humanos e dos direitos sociais.

- Qual seria o problema que os profissionais mais levantam em relação ao poder judiciário?

ANDRÉA - Bem, é uma questão geral, o problema da morosidade, porque a justiça que tarda não é a justiça que a gente quer e precisa. A gente quer uma justiça dinâmica, até pelas suas implicações sociais e pela própria velocidade da vida hoje.

- Isso é decorrente da falta de pessoal, recursos ou outros motivos?
ANDRÉA - Na realidade, é a falta de juizes. Hoje, por exemplo, temos hoje na Comarca menos dois juizes, uma por licença de maternidade e o outro que foi transferido há mais de um ano ano até agora não teve essa vaga suprida.

- Nos anos 60 e 70 havia em Macaé juizes que residiam aqui com suas famílias, participando da vida da comunidade; Inclusive lembro de dr. Aulomar Lobato que até jogava vôlei no Ypiranga com os jovens. Hoje, parece que o juiz quer ficar cxada vez mais longe desse contato, são figuras estranhas ao meio, por que?
ANDFRÉA - A rigor e na verdade ele teria que morar na cidade onde atua. Isso. inclusive, é importante para o juiz no ato de julgar. conhecendo a realidade social onde vive, olhando nos olhos do autor, do réu e das testemunhas . Aliás, esse é um assunto aque a OAB quer questionar. Na Vara de Trabalho, que gera exptressiva demanda, estamos convivendo sem juiz titular, com alta rotativa de juizes que não moram aqui na comarca e, por isso, não mantêm vímculo com a comunidade. Muda a rotina cartorária constantemente em razão dessa troca e isso é a causa de termos mais de onze mil processos em andamento. Muitos processos que vão para a Contadoria levam cerca de um ano.

- Quantos advogados estão inscritos hoje na OAB-Macaé ?

ANDRÉA - Macaé cresceu muito e a expressiva quantidade de empresas gerou muitas demadas, razâo pela qual temos hoje cerca de 850 inscritos e somando os estagiários vai a mais de mil, envolvendo Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã.

O vice-presidente é François Pimentel Moreira, que veio do Rio de Janeiro e está em Macaé desde os anos 80, ainda garoto. Disse que a família dos pais, do irmão e a sua adotaram Macaé, felizes pelo acolhimento que tiveram aqui, uma cidade que ainda conserva o espírito de forte interação social.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home