.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ALAIN TOURAINE: UMA DECEPÇÃO

Os dois bem sucedidos governos de Lula e mais agora a eleição de Dilma Rousseff estão deixando a direita bastante insegura e até mesmo desnorteada, sem saber como vai ser daqui para a frente, com suas lideranças pensando até mesmo numa aliança com o PMDB, até então visto como corrupto e fominha por cargos no governo.

Depois do escritor peruano Mario Vargas Llosa (prêmio Nobel de Literatura 2010) em São Paulo para enaltecer as virtudes do liberalismo e da democracia, atacando as forças de esquerda, agora trouxeram o famoso sociólogo francês Alain Touraine para falar sobre “Queda e renascimento das sociedades ocidentais”. Segundo O Globo, ele “mostrou temor de um retrocesso no Brasil, após a eleição de Dilma Rousseff, e fez um alerta sobre o autoritarismo de segmentos do PT”, com a “absoluta convicção” de quem está lá dentro do partido convivendo com a companheirada.

Ora, ao ler os trechos a seguir de sua entrevista ao supracitado jornal, que fez a campanha de Serra e não adiantou, fica evidente que Touraine foi emprenhado pelo ouvido por FHC e seus seguidores do PSDB: -“Não sabemos o que acontecerá daqui para a frente. A nova presidente (Dilma) foi inventada por Lula... o perigo de um retrocesso existe... a ideia de Dilma esquentar a cadeira por quatro anos para Lula também me desagrada... em uma democracia não pode haver presidente interino”. E mais: -“O Brasil tem um sistema político horrível, corrupto. Fernando Henrique Cardoso, em seus oito anos de governo, construiu as instituições”.

Quanta “sociologia” desperdiçada! Por dinheiro e submissão ao capitalismo excludente dos poderosos, há muitos velhos sociólogos maculando suas biografias. Uma pena que Touraine, em seus 85 anos, tenha se deixado levar pelo choro dos derrotados, que estão necessitando de uma palavra de consolo. Para o vaidoso e ácido cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, por exemplo, nada mais tem sentido depois da derrota acachapante da esquerda. Inconformado, diz que “entre Machado de Assis e Eça de Queiroz sempre preferi o português ao nosso grande mulato”. Evocando Eça e criticando o Congresso Nacional, cita: -“O país perdeu a inteligência e a consciência moral”. A derrota faz um tremendo mal, não acham?

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home