.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LAURITA – UMA CIGARRA QUE ALÇOU VOO À ETERNIDADE

Para quem teve o privilégio de frequentar, algumas vezes, como eu, a casa de dona Laurita Santos Moreira e sentar à mesa farta de deliciosas bolos, chá e café ao lado de poetisas apaixonadas pela arte literária, não pode silenciar, ficar indiferente diante do seu falecimento.
De tradicional família macaense, dona Laurita Santos Moreira enriqueceu sua vida, até os 87 anos, produzindo poesia e com muita leitura sobre a história de sua amada Macaé, onde seu pai, o coronel Sizenando de Souza, foi prefeito por dois mandatos, 1924-1927 e 1929-1930.

Foi grande e próspero atacadista, de postura empertigada, irredutível em suas convicções políticas enfrentando a forte oposição de Alfredo Backer, mas sem perder a ternura e jamais deixar o rancor dominar seu espírito, como um dia o revolucionário Guevara procurou ensinar aos companheiros. Dona Laurita herdou do pai o gosto pela arte, porque Sizenando, com grande capacidade de memorização, decorava poemas e poesias de Castro Alves, Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e habitualmente declamava, com voz empostada, “Navio Negreiro” e “As Primaveras”.

Um fato interessante que dona Laurita me contou em entrevista ao Macaé Jornal há quatorze anos, aconteceu quando menina, com a histórica vinda do Presidente da República Washington Luiz a Macaé, sua terra natal, em 1927. Lembrou que como a esposa do presidente da Província do Rio de Janeiro, Feliciano Sodré, era muito tímida, foi sua mãe quem assumiu a responsabilidade pela recepção do presidente na bela residência de Maciel Taboada, demolida para dar lugar ao feio prédio onde hoje está o Bradesco.

Segundo Laurita, a cidade se alvoroçou com a notícia e só se falava que “o homem vem aí, o homem vem aí !”. E ela, sem entender, só queria saber que homem era esse. Com a curiosidade aguçada, até a chegada do trem trazendo Washington e sua comitiva de seis ministros e muitas autoridades, ela alimentou o doce desejo de conhecer o tal homem. Não conseguiu vê-lo no desembarque, porque havia “muitos homens grandes” em sua volta e que não se importavam com a curiosidade de uma criança. Na alta varanda da bela casa dos Taboada, na Rui Barbosa, Washington discursou para os macaenses (infelizmente, nenhuma fotografia temos). Dali, seguiu para a Casa de Caridade, onde, ao subir a escadaria, surgiu o momento feliz para a menina Laurita poder vê-lo. Sem se inibir diante da rigidez protocolar de políticos e autoridades de chapéu e colarinho alto, gritou a plenos pulmões: -“Olha o homem, olha o homem!”, assustando os mais próximos.

Como a tradição inglesa com seu chá da tarde, ela fez de sua casa uma resistência cultural ao embrutecimento e a perda de identidade de nossa cidade com a exploração petrolífera. Trouxe ao seu aconchego familiar amigas professoras com a sensibilidade poética que a fazia se emocionar, criando um “Coro de Cigarras” que no 2º sábado de cada mês sentavam à mesa para degustar os bolos que fazia e expor as últimas produções literárias. No dia 11 de novembro as cigarras já não terão dona Laurita para comemorar 15 anos de alegres tardes de convivência cultural. Fica a saudade dessa figura importante nos corações das professoras-cigarras Marilena Murteira, Celita Aguiar, Inez Vieira, Éstia Baptista, Ivânia Ribeiro, Aurora Pacheco, Vera Lyrio, Sandra Waytt e Oscar Baptista, que ao lado de Sonilton Campos (falecido) formava a dupla de varões com muitas produções poéticas. A perda foi grande e doída para espíritos tão sensíveis, mas esse grupo sabe que em nome do amor, do afeto, do belo, da natureza e da esperança é preciso que a arte não se recolha, que é necessário manifestá-la sempre para ajudar nossa humanidade a ser melhor.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home