.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

EM TEMPO

MAIS PETRÓLEO: Enquanto o meio empresarial e especulativo continua em sua perplexidade diante da bagunça financeira, a Petrobras vai penetrando nas entranhas abissais de nosso mar e descobrindo mais petróleo. Na camada pré-sal da Bacia de Santos.

E A DENGUE ?: Pode estar a caminho, com as chuvas que inundam e o tempo quente chegando. Um equívoco do ex-ministro e hoje governador Serra ter desmantelado a Sucam, que prestava excelente serviço à população com seus agentes que viviam por aí fazendo seu trabalho preventivo contra os infernais mosquitos. A Secretaria já vem atuando e o povo fazendo o dever de casa?

POBREZA E DENGUE: O olhar preconceituoso associava a proliferação da doença às condições sociais das camadas mais pobres. Mas estudos da Fundação Oswaldo Cruz acabam com esse mito. Segundo pesquisa, em 80% dos casos analisados a pobreza não foi responsabilizada pela contaminação dos doentes. Os riquinhos, com suas piscinas, ajudam agravar o problema.

AS CRÍTICAS E O SILÊNCIO: O prefeito Riverton, como o sobrinho que ama a família e seus agregados, suportou estoicamente as críticas e até humilhações do adversário, sem abrir a boca. Para ele, o tempo se incumbirá de abrir novos horizontes. Foi o que aconteceu com Eduardo Paes, candidato a prefeito do Rio, que depois de chamar Lula de “chefe da quadrilha” do mensalão e ofender seu filho, teve de se humilhar publicamente, pedindo desculpa à família.

POR FALAR NISTO: A fina ironia do deputado Chico Alencar (PSOL), candidato derrotado no Rio, dá um toque de humor na campanha: -“Não há como negar que a candidatura do Gabeira é ecológica. Salvou os tucanos do Rio da extinção”. Já aqui, o prefeito vai ter que se explicar ao Ibama.

MAXWELL VAZ: Vereador com atuação brilhante, que mais se esforçou para elevar o nível de relacionamento e independência com o Executivo não conseguiu voltar à Câmara. Além das urnas, nas entranhas dos bastidores deve haver alguma explicação.

ALIÁS: O prefeito talvez esteja se indagando, com profunda tristeza: por que teve apenas 41.026 votos, se a soma dos votos dos vereadores que o apoiaram (nove totalizaram cerca de 36 mil) e dos demais candidatos coligados chegou a quase 80? Essa eleição deu a ele a verdadeira dimensão do grupo que o segue com um pé atrás.

TERRORISMO ELEITORAL: É o que anda fazendo o candidato republicano McCain, apavorado com a derrota iminente. A máscara de herói e político conservador, apegado aos princípios cristãos, começa a cair e o povo a perceber que o democrata Obama é bem melhor do que ele. Os brancos de origem saxônica não conseguem engolir um negro na Casa Branca mandando. Dá para suportar o general Colin Powell e Condoleeze Rice no desastrado governo Bush, uma concessão ao anti-racismo, mas como chefe da nação é inadmissível para essa parcela.

QUARTA FROTA: Coincidentemente, tão logo a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo na camada pré-sal, os Estados Unidos logo mandam sua poderosa Quarta Frota singrar nossa costa com o propósito, alegam eles, de ajuda humanitária e combater o terrorismo. Agora, trataram de agendar palestra no Ministério da Defesa brasileiro para que seu contra-almirante Joseph Nimmich viesse clarear seu posicionamento estratégico em relação à América do Sul. Aos oficiais brasileiros, falou sobre “medidas de cooperação”, que significam o seguinte: o direito de as forças armadas americanas entrar em qualquer país, por terra, mar e ar, em ações contra o narcotráfico e o terrorismo. Vai ser difícil.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home