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sexta-feira, 21 de maio de 2010

ENTREVISTA: AMYRA EL KHALLIL

Com a vinda da escritora palestina Amyra El Khallil a Macaé para participar da III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, aproveitei a excelente oportunidade para entrevistá-la antes de sua palestra sobre "Commodities Ambientais e Negócios Sustentáveis", abrindo o ciclo de palestras que contou com outras autoridades no assunto nos dias 19, 20 e 21. Ela é também professora pós-graduada em Commodities Ambientais e idealizadora do Projeto BECE – Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais.

- No seu olhar, em que nível estamos na prática, na forma de agir, em relação ao meio ambiente e à questão da sustentabilidade social, assuntos por demais debatidos e explorados no mundo inteiro?

AMYRA – Ainda estamos muitos distante da prática do que significa sustentabildade, até por que a gente também não tem isso muito bem claro e definido, uma questão que pode ser entendida por várias línguas diferentes e grupos diferentes. Essa palavra está hoje vulgarizada, utilizada para qualquer tipo de argumentação, se apropriaram dela e tentam usá-la de qualquer forma. A verdade é que estão tentando pintar o meio ambiente de verde, que já foi muito degradado em função dos impactos cometidos em nome do desenvolvimento. Então, não se pode falar em meio ambiente sustentável se não falar de finanças sustentáveis, de cadeia produtiva sustentável, de empréstimos e financiamentos sociais que sejam sustentáveis. Relações assistencialistas ou as relações de dependência não são sustentáveis. Desenvolver projetos sociais que não se liberta a pessoa, que não dá alternativa para que essa possa ter decisões, que seja também ator e não tenha poder de discutir seus projetos, suas atividades, seus anseios, não reflete exatamente o significado de sustentabildade.

- Somos um país capitalista, em que o foco é o lucro a todo custo, regulado por leis do mercado. Como conciliar a perseguição do lucro, o meio ambiente equilibrado e a questão social tratada com convém?

AMYRA – Para falar de sustentabilidade numa economia de mercado, a gente tem que entender que os atores desse sistema precisam se ajustar a esse novo conceito. Não vamos deixar de consumir o que consumismo diariamente, mas podemos mudar a forma de consumo. Aprendemos a usar a tecnologia que o sistema capitalista nos ofereceu, mas é claro que o capitalismo está se degradando, se corroendo e corrompendo, porque o sistema erra ao visar o lucro pelo lucro. Lucro quer dizer lograr êxito e lograr êxito pode ter outro sentido e não necessariamente ganhar dinheiro sobre aquilo que se produz, da forma como se ganha esse dinheiro. Isso poderia ser de forma ética, com a preocupação de não lesar o outro que está na outra ponta da cadeia produtiva ou na cadeia de comercialização. Há uma dispersão de conceito e de palavras porque houve uma distorção de moral ética - o capitalismo selvagem, o modelo neoliberal, o modelo autofágico - fadado ao fracasso, porque ele altamente excludente e impactante e é até escravagista. Vamos pegar um exemplo prático: o cartão de crédito. Todos usamos esse sistema. Se a gente deixa de pagar o estipulado e paga pelo mínimo, acontece como na crise de 2008 para 2009, quando os bancos puxaram a taxa de juros de 8% para 16,5%, no momento mais terrível, quando muitos não tínham condições de honrar os compromissos. A ganância financeira deles extrapolou, ao ganhar 16,5% ao mês de juros, deixando muitos endividados. Esse é o capitalismo selvagem, como diz Mark Twain: - "Banqueiro é o cara que te dá o guarda-chuva quando faz sol e tira o guarda-chuva quando começa a chover".

- O que é exatamente esse seu "Projeto Bolsa de Commodities Ambientais"?

AMYRA: Bem, projeto vem de projetar, por isso que a gente usa sempre a palavra projeto ante do nome da Bolsa, e BECE é uma sigla em inglês que significa "Brazilian Environmental Commodities Exchange, que a tradução para o português é "Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais". Mas a sigla BECE tem outro significado, que é B de banco, E de Economia, C de central E de ecologia. É uma forma de dizer ao nosso órgão regulador, o Banco Central, que faz a política monetária do país de que a nossa verdadeira riqueza e a moeda verdadeira do país são as riquezas naturais e a nossa agricultura, e não os papéis em lastro, baseados em títulos públicos, precatórios, operações financeiras, taxas de juros e esse sistema autofágico no qual estamos vivendo. O Brasil se saiu muito bem da crise, mas isso não significa que conseguimos resolver o nosso problema de especulação financeira internacional. Estamos sendo vítimas da agiotagem dos cartões de crédito e do sistema econômico que esta lá. Na crise, os bancos deveriam reduzir as nossas taxas, mas puxaram para cima, como fizeram nos Estados Unidos e arrebentaram com a economia americana.

- Quando a questão ambiental passou a ser objeto de preocupação mundial, começaram a surgir as entidades ambientalistas, que empresários apelidaram de "ecochatos". Essa visão mudou, o empresariado está mais consciente e os ecologistas menos radicais e mais racionais, olhando o todo? O projeto de Belo Monte, por exemplo, necessário para atender a demanda futura do país, mas que tem sido combatido. Com vê isso?

AMYRA – Quando iniciou o movimento ambientalista na década de 70, por causa de guerras e testes nucleares, houve um confronto no primeiro momento, surgindo, como é óbvio, diferença de questionamentos de grupos que defendiam seus interesses. Mas quando foi ficando mais evidente e se provando cientificamente que as ações do ser humano estavam gerando impactos ambientais que podem prejudicar a vida na terra esses conceitos foram mudando. As empresas começaram a entrar na questão ambiental, mas muitas delas acham ainda que vão ganhar muito dinheiro com meio ambiente, ou ainda especulando a respeito disso. A questão energética passa pela questão do modelo econômico, o modelo econômico que você vai adotar para mudar energia. James Lovelock, que escreveu "A vingança de gaia", que é conhecido como um dos grandes ambientalistas mundiais, já disse que o modelo energético que movimento ambientalista prevê, que são as energias renováveis, não será suficiente para suprir a energia que a humanidade precisa. E sugere a adoção da energia nuclear. É claro que ele fala de um fato real, factível, baseado no modelo econômico que você vive. Ora, se você precisa de muita energia, a renovável não vai suprir. Belo Monte é um problema, não só na questão ambiental, mas da distribuição dessa energia. A questão é: o que vai se sacrificar na sociedade para entregar alguma coisa para alguém. Quem é esse alguém.e o que ele fará com isso em prol dessa sociedade como um todo? Se você entra num modelo econômico industrializado, que tem que atender todas essas posições de mercado, escala de produção, fatalmente vai precisar de várias Belo Monte, energia nuclear para se sustentar. O custo social que se paga é alto, por isso precisa ser questionado.e discutido com a sociedade, e não apenas em portas fechadas entre governo e empresas.

- Temos uma primeira vez neste país, duas mulheres, de forte personalidade, candidatas à presidência da República: uma focada no verde, na questão ambiental, e outra com visão desenvolvimentista, o Brasil grande economicamente. Como vê essa ousadia?

AMYRA – Em primeiro lugar acho importante ver a figura feminina nessa disputa, que foi sempre dos homens. Estamos tendo agora mulheres presidentes na América Latina. Nosso continente tem a rotulagem de ser machista. Mas meu olhar não é pelo gênero masculino ou feminino e sim pelo programa de governo. Para uma falta um projeto ambiental sustentável e para a outra falta um projeto econômico e financeiro. Seria maravilhoso se as duas se sentassem e afinassem essas posições..

- Qual sua dificuldade em relação ao meio empresarial, como lida com isso?

AMYRA - O meio empresarial é uma comunidade fechada entre si. E a tendência das grande empresas, com milhares de empregados, é criar feudos internos, com qualquer outro grupo. O ser humano quando se agrupo vira tribal ou feudo. Mas elas já falam em questão ambiental, porque também há leis que precisam ser observadas. Fui fazer outro dia uma palestra com uma consultora empresarial e eu falava da comunidade e ela falava: não, mas a empresa ajuda os funcionários. Quando eu falava em comunidade ela entendia que comunidade eram os empregados, a empresa e os donos da empresa. Então, quando ela entra dentro da empresa ela fechou a relação dela com o universo empresarial na realidade da empresa, como se empresa fosse um coisa, um mundo à parte.

- Nesse ambiente da relação trabalhista há grande espaço para um trabalho de conscientização social, do exercício de cidadania com visão holística, como se pode ver da postura dessa consultora, não é?

AMYRA – Dentro de empresas que já fiz treinamento em RH, bem antes de se falar em questão ambiental como agora, quando fui consultora em multinacionais e empresas governamentais, você tem outro cidadão lá dentro. Ele não é só funcionário da empresa, mas um cidadão que tem um primo desemprego, um tio doente, uma mulher que está sem trabalho e um filho que está estudando. Então, ele trabalha e tem sua cabeça também nessas coisas fora do ambiente da empresa, porque às vezes ele tem que dividir também seu salário com cinco ou seis pessoas de sua relação familiar.que estão fora do mercado de trabalho. Entre meus alunos de pós-graduação em MBA, há aquele que fica agoniado porque tem fazer um case pro trabalho de monografia dele e que o case tem que ficar bom para a empresa dele. Mas quando ele descobre que se ajudar a comunidade dele, na qual está inserido, e que aquela empresa está naquela região, ele está ajudando a empresa. dele, ele tem uma sensação de alívio e de libertação tão grande que vem me dar um abraço forte, dizendo: "professora, que bom saber que posso trilhar outro caminho, que bom saber que tenho outra alternativa...". Quando ele percebe que se a empresa dele puder reduzir o grau de investimento em segurança interna, como que protegendo um feudo, seu nobre capital, ele aumenta seu nível de percepção social.

- Está há quanto tempo nessa luta?

AMYRA – Na verdade sou ativista desde os quatorze anos de idade, porque sou palestina e entrei de forma consciente na causa palestina. Mas meu ativismo cultural começou na boca do lixo, no cinema, Joel Barcelos aí como remanescente de grandes cineastas e atores. Fui orientada por Osvaldo Rodrigues Candeia, que morreu 2006, que foi o papa do cinema marginal. E tudo que aprendi sobre exclusão social, a questão política e inclusive saber que era palestina foi com 14 anos de idade, porque minha mãe escondeu isso de mim, naturalmente com medo do que isso poderia me causar. Ela dizia que eu era jordaniana.

- Apesar de tudo que temos visto, você se sente otimista?

AMYRIA – Não podemos ficar parado, porque a inércia contamina, é contagiante. Mas não pense que a inércia é um problema de quem está afastado do centro urbano. Eu em São Paulo, na Vila Mariana, a dez minutos da Paulista, às vezes me sinto totalmente inerte, parece que não está acontecendo nada no mundo, porque a gente passa a se cobrar coisas fora do nosso alcance, sem pensar que temos nossos limites. Estar aqui agora, estou cumprindo minha missão e espero que seja produtiva, que tenha deixado aqui uma semente.

- Bem, como meu amigo Armando Rozário não pôde estar aqui, mande um abraço para ele.

AMYRIA - Armando Rozário, meu querido, eu quero dizer que você é uma pessoa que nós todos amamos, um grande jornalista, um grande fotógrafo, um grande ser humano. Aliás, quero registrar que ele acho um parente meu, que o maior pesquisador de terras palestinas, mandou o link para mim e eu mandei para ele a história de minha família.

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