.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A FEIRINHA DA ROÇA

Aos sábados, antes do astro rei espargir seus raios anunciando um novo dia, Sebastião Gonçalves Neto, o popular e ativo Tião da Emater, se levanta às 3h30 e às 4h00 já está na feirinha ajudando dezenas de companheiros produtores rurais a montar suas barraquinhas, que logo depois são visitadas por muita gente atrás de verduras da serra sem agrotóxico, ovos caipira, melado, frutas e legumes que vem da região serrana.

Segundo Tião, a feirinha foi criada em agosto de 1994, no governo Carlos Emir, com objetivo de ajudar tradicionais moradores da serra que, apesar das dificuldades e da falta de recursos, ainda trabalham a terra e mantém sua capacidade produtiva, mas que não tinham meios e local para fazer chegar ao consumidor da cidade sua produção. A feirinha começou com 23 produtores e hoje já são 57, que abastecem parte da cidade com toneladas de seus saudáveis produtos.

Depois de 37 anos na Emater-RJ, onde foi um dos maiores incentivadores do homem do campo, de concursos leiteiros e das movimentadas exposições na região, Tião se aposentou mas não ficou em casa vendo televisão. Adquiriu pequena propriedade a continua plantando e divulgando a importância da agricultura orgânica.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home