.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

DEPUTADO GABEIRA EM MACAÉ


À convite do diretório municipal do Partido Verde (PV), sob a liderança do médico Aloízio dos Santos Júnior, o deputado federal Fernando Gabeira fez palestra no auditório da Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima), abordando principalmente questões regionais e os graves problemas que atingem profundamente a credibilidade do Congresso Nacional.

Ao ver a expressiva afluência de jovens que lotaram o auditório e dos que ficaram no pátio de olhos num telão, Aloízio ficou animado e cada vez mais convicto de que um forte desejo de mudança está brotando com grande intensidade no seio do povo brasileiro, alertando sobre a necessidade de uma profunda reflexão sobre a questão ética e que a política, por seu abrangente poder, é ainda o meio mais importante para se conseguir isso, embora reconhecendo a educação como a mais significativa medida para as pessoas alcançarem a cidadania que liberta.

Gabeira abordou questões gerais, inclusive lembrando de seus dez anos exilado na Europa, sem conseguir vislumbrar um breve retorno, mas centrou seus enfoques nos descaminhos em que a política se enfiou e nas perspectivas regionais que devem ser vistas como um desafio. Ressaltou a importância de o político assumir publicamente o erro, de repará-lo e ter a humildade de pedir desculpa, como aconteceu com ele, ao se ver envolvido numa antiga prática comum no Congresso. Mas, ao criticar os maus políticos, lembrou que há, também, os maus eleitores, aqueles que continuam votando e eternizando no parlamento e nos governos aqueles que não querem mudar nada.

Em relação ao petróleo, disse que os municípios precisam lutar para começar a se libertar da dependência dos royalties, porque essa riqueza um dia, não se sabe ainda quando, chegará à exaustão, deixando um grande vácuo financeiro no orçamento público. O problema da insegurança nas cidades foi também alvo de suas observações, consequência do inchaço das favelas que se espalham pelas cidades do interior, em decorrência do tempo perdido na implantação de políticas voltadas para os excluídos do desenvolvimento social.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home