.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

MATHIAS NETTO – UMA HISTÓRIA DE SUCESSO


Os tempos mudaram, e muito. Houve uma época em que ser professor era uma das profissões mais nobres, respeitadas e amadas na sociedade. Era visto como o “mestre”, tal a importância que se dava a quem educava, a quem se dedicava com carinho e idealismo a encaminhar a criança pelo bom caminho.


Lembrando desse tempo e com olhar crítico em relação aos dias hoje, quando alunos xingam, agridem e até ameaçam de morte seus professores, a fonoaudióloga, pesquisadora e mestre em Educação Marcia Mathias Netto Fleury foi lá no “baú de memórias da família” e trouxe a história de seu bisavô, Ignácio Giraldo Mathias Netto, poeta e talentoso educador que, como negro numa sociedade racista do século XIX, conseguiu romper barreiras do preconceito e se impor pelo seu talento e a seriedade com que se dedicava à educação, a ponto de, sem ter nascido em Macaé, ser honrado com seu nome dado ao principal educandário da região: “Escola Estadual Mathias Netto”.


Quem estiver interessado em viajar no tempo com a autora e conhecer fatos importantes da ousadia desse professor que foi vereador em Barra de São João e teve como aluno o presidente Washington Luis, o “Paulista de Macaé”, é só contatar o Instituto de História e Geografia de Macaé.






5 Comentários:

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Unknown, às 18 de junho de 2010 às 13:08  

  • ADOREI SABER SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO POIS MATHIAS NETTO É MEU TATARAVÔ!

    CLAUDIO

    Por Blogger Unknown, às 18 de junho de 2010 às 13:10  

  • Estou fazendo uma pesquisa genealógica da Família Mathias Netto. Tenho o livro da autora Márcia Mathias Netto Fleury, por empréstimo de Marcilene Mathias Netto, a qual encomendou-me a pesquisa. O professor Ignácio Giraldo Mathias Netto que teve onze filhos, sendo que o quinto filho seria Ignácio Mário Mathias Netto e deste senhor já está quase completa o levantamento.
    Tenho também alguns dados do Elpídio Mathias Netto, que é o décimo primeiro filho. Preciso levantar ainda os dados de Raul, Leopoldina, Helena, Maria da Glória, Augusto Octávio, Leonel, Sabino, Matinldes, Zulmira. Quem puder fornecer a descendência destas pessoas ficar-lhe-ei muito grato.
    Um abraço.

    Ronaldo van Putten de Vasconcelos
    (31)99196-9053 ou 3378-8046.

    Por Blogger Ronaldo van Putten de Vasconcelos, às 27 de junho de 2016 às 11:19  

  • Meu avô Joaquim Mathias sei muito pouco .o que sei casou com minha avó Maria Basett ou Basetti vó Mariquinha. Não sei muito sobre a descendência de meu avô! Meu pai sempre me disse que ele veio da Alemanha na época da guerra. Nunca pude comprovar essa história do meu avô.

    Por Blogger Unknown, às 23 de março de 2019 às 11:39  

  • Olá. Fiquei muito orgulhosa em saber a história do meu bisavô. Sou neta de Leonor Mathias Adão.

    Por Blogger Unknown, às 31 de dezembro de 2020 às 05:49  

Postar um comentário

<< Home