.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

EM TEMPO


NOSSA IMBOACICA: Continua lá, bela à vista, mas assoreada, com seu leito repleto de lama e milhares de coliformes fecais por 100ml de água, imprópria para banho, onde, antes de prefeitos relapsos e que não amavam a natureza, famílias conseguiam seu sustento com a pesca de camarões graúdos, tainhas, siris, carás e carapebas.

NOSSA IMBOACICA II: As pobres famílias de pescadores foram tocadas dali pela voraz especulação imobiliária, mas uma ficou, espremida entre belos edifícios, para contar a história de uma natureza agredida pela falta de consciência ecológica de administrações equivocadas.

NOSSA IMBOACICA III: Por onde Charles Darwin passou a cavalo em 1832, admirando a beleza de nossa pujante natureza, acabou se transformando numa cloaca, local de despejo para as belas residências construídas em volta. O ex-prefeito Sylvio |Lopes achou mais importante elevar o gabarito das construções da orla e deixar o tratamento e escoamento sanitário para depois, como está até hoje.

NOSSA IMBOACICA IV: A Petrobras, na época de Carlos Sardenberg Bellot, chegou a dotar recurso e contratou empresa para construir uma estação de tratamento provisória para aliviar o despejo de esgoto, mas o prefeito Sylvio e seu secretário de Obras, José Augusto, simplesmente rejeitaram, prometendo uma solução definitiva até o final da administração (2004). Nada fizeram e a Câmara manteve-se em silêncio. Quem ainda tiver em casa o programa de governo para 2001/2004 vai ver quanta fanfarronice sob o título “Macaé não pode parar”.

NOSSA IMBOACICA V: Bem, depois desse lamento temos a boa notícia de que o governo Sérgio Cabral conseguiu reduzir de 16 mil coliformes fecais para mil por 100ml de água da Lagoa Rodrigo de Freitas, tornando-a própria para banho. Agora, com apoio do ousado jovem empresário Eike Batista, do grupo EBX, vem a dragagem de 21.545 metros cúbicos de sedimentos e a construção de uma nova comporta no canal do Jockey. E pasmem, o projeto vai custar apenas R$ 4 milhões. Que sirva de exemplo.

MERVAL PEREIRA: O colunista do jornal O Globo, na tentativa de desgastar a popularidade de Lula e enaltecer a postura de Serra, diz que ele “distorce a história política, a do país e a própria” ao ser condescendente com o caso Sarney, alegando ainda que Lula “trata seus companheiros petistas com a prepotência dos autocratas”.

MERVAL PEREIRA II: Ora, para quem acha aceitável bases americanas na Colômbia e se omite na crítica ao terceiro mandato de Álvaro Uribe, impensável para o Presidente Lula, é evidente que, como o então embaixador em Washington e ministro das Relações Exteriores após o golpe militar de 64, Juracy Magalhães, “o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”.

ALGO MAIS FUNDO: Para simpatizantes do PT, partido que sempre teve como retórica a ética, fica difícil entender sua relação quase carnal com o coronel nordestino Sarney. Mas Lula, com agudeza de espírito e sagacidade, enxerga além das considerações superficiais e vai fundo nas ardilosas intenções da oposição, que finge defender a ética no jogo político. Quem são esses paladinos da moralidade, como Arthur Virgílio e Sérgio Guerra (PSDB)? Ambos, com nosso dinheiro, foram buscar tratamento médico para seus familiares fora do país, França e Estados Unidos. Virgílio gastou tanto em Paris, que precisou pedir de lá, por telefone, num fim de semana, US$ 10 mil ao diretor do Senado, Agaciel.

TENDENCIOSO: Jornal O Globo em 21/08, em manchete de 1ª página: -“Marina diz que governo Lula é insensível a causas sociais”. No dia seguinte, em notinha em canto de primeira página, esclarece: -“Marina nega críticas à política social”, negando ela ter dito que o governo Lula é insensível a causas sociais.

É por causa dessa imprensa tendenciosa que Hugo Chávez, presidente da Venezuela, vem pesando a mão sobre determinados meios de comunicação que, em nome da liberdade de opinião, exercem poderosa influência no meio social.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home