.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DISSONÂNCIA ENTRE SECRETARIAS MUNICIPAIS

Tomando por base o que disse o vereador João Sérgio na tribuna da Câmara, está faltando ao prefeito Riverton Mussi (PMDB) um comando mais enérgico e disciplinado na condução da administração municipal em relação à forma de atuar de seu secretariado. Foi o que deu para apreender das observações do vereador logo após o secretário de Finanças, Cássio Tavares, ter ido lá falar sobre sua pasta.

Afirmou ele que cerca de 40% dos imóveis em Macaé não estão devidamente cadastrados para efeito de cobrança do IPTU. Chegou a citar seu próprio caso: -“eu tenho um terreno e pago apenas R$ 80,00 anualmente de IPTU, onde construí um prédio e continuo pagamento o mesmo valor. Tentei regularizar a situação e preferi deixar para lá, tal a dificuldade que encontrei”. Como se vê, a Secretaria de Finanças deixa de arrecadar expressivo volume de recursos porque a de Obras não tem seu cadastro de imóveis atualizado, e também porque, talvez por postura personalista, há “ruído” na comunicação e assim ninguém consegue trabalhar de forma harmônica.

Seria bom o prefeito dar a devida importância ao que expôs o vereador em tom de contribuição, porque não basta ser bem intencionado, é preciso pulso firme, faro intuitivo, larga visão, metas bem definidas e controle absoluto, sem perder jamais, entretanto, a ternura, como ensinou o revolucionário Guevara, ainda que com um fuzil nas mãos. Aliás, como diz a moderna administração, quem não consegue mensurar ou avaliar o que faz não sabe o que está fazendo. É evidente que o prefeito tem um objetivo traçado de olho no bem estar da população, mas talvez esteja faltando apenas conciliar os contrários e fazê-los entender que as metas precisam ser perseguidas por todos com alto nível de espírito público e profissionalismo. E isso pode ser resolvido em mesa de reunião, se possível mensalmente, como é praxe gerencial na vida das grandes empresas, onde as arestas são aparadas e as metas operacionais avaliadas para ajustamento e tomada de decisão.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home