.

sábado, 24 de outubro de 2009

EM TEMPO

UM SORRISO APAGADO: Apesar da doença que lhe subtraía vigor, o ainda jovem empresário Ica (Jorge Luiz Gonçalves de Carvalho) não esmorecia e mantinha um sorriso bem aberto para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver. O expressivo número de pessoas que foram ao seu sepultamento reflete o quanto ele era amado. Sua maneira expansiva e bem humorada de se comunicar fica indelevelmente marcada. A dor da perda fica conosco.

GUTO GARCIA: Na próxima semana teremos aqui entrevista com este jovem professor da UFRJ, responsável pela reengenharia que modernizou o sistema de informática da Prefeitura de Macaé, abrindo janelas para que milhares de pessoas, em todos os níveis de escolaridade e idade, participem da dinâmica e complexidade do mundo moderno. Como se lança a um novo desafio, ele vai nos dizer por que assumiu a coragem de colocar seu nome ao crivo do julgamento dos companheiros do PT como candidato a presidente do diretório local.

TRANSPARÊNCIA À AMERICANA: Este foi o título da matéria do jornal O Globo sobre trabalho de pesquisa que seu repórter Demétrio Weber fez nos Estados Unidos. Agraciado com uma bolsa, passou três semanas no jornal “The Washington Post”, tendo como tarefa o levantamento das contradições do sistema de educação. Agora veja a dificuldade que encontrou, onde o conceito de transparência é levado a sério: -“A Secretaria de Educação de Washington me autorizou a visitar apenas uma escola, já em fase avançada de reestruturação. O pedido para conhecer outras, especialmente as piores, foi negado. Na tentativa de entrevistar pais de alunos, a funcionária encarregada da segurança logo avisou: entrevistas só do outro lado da rua”.

TRANSPARÊNCIA À AMERICANA II: No país das liberdades democráticas, essa é a transparência tanto elogiada pela imprensa brasileira. Eles escondem suas deficiências e mazelas, enquanto a grande imprensa daqui, talvez pelo complexo de vira-lata ou interesse político, tem prazer de divulgar, com destaque, por exemplo, a repercussão que se expande lá fora sobre nossos problemas, como a violência.

ENEM E ENAD: Em clima eleitoral, dá para sentir a pulga atrás da orelha. Muitos interesses em jogo, dá para desconfiar. Parece que estão querendo queimar a imagem do ministro Fernando Haddad e seu projeto de democratização do ensino no país. Depois do vazamento no Enem, agora a polícia intercepta carro na estrada com alguns pacotes de provas do Enad sem lacre. O motorista alegou que os pacotes sem lacre foram colocados de última hora. Tem dente de coelho nessa história.
COMUNISTA ARREPENDIDO: Roberto Freire, presidente do PPS, já não alimenta mais a utopia de levar a classe operária ao paraíso. O comunismo, para ele, foi um equívoco, perdeu sua essência revolucionária depois da derrocada da União Soviética, da queda do Muro de Berlim e da falta de liberdade em Cuba. Arrependido pelo tempo perdido, atrela-se hoje à direita, esvaziada como ele e distante do povo. Uma triste biografia.


RUMO AO MÉXICO: O prefeito Riverton Mussi (PMDB) e sua vice Marilena Garcia (PT) seguiram terça-feira 20 rumo ao México, acompanhados de outros membros do staff. Vamos aguardar o motivo e as boas novidades para o município.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home