.

sábado, 6 de março de 2010

Em Tempo

CHAPA PURO-SANGUE: O mineiro Aécio Neves é outro que também claudica e foge da idéia de formar a tal chapa “puro-sangue”, São Paulo e Minas juntos, que o PSDB vê como a melhor alternativa para enfrentar Dilma Rousseff. Ironizando essa sugestão, ele diz que é mestiço e que pretende ser mesmo senador. “Puro-sangue”, lembrando a velha política do “café-com-leite”, Minas e São Paulo mandando no Brasil, tem conotação com “sangue azul”, longe do povão.

DILMA ENCOSTA: A apenas quatro pontos atrás de Serra (32% a 28%), segundo pesquisa do Datafolha entre 24-25/02, a candidata petista já começa a provocar alvoroço no arraial da oposição (PSDB, DEM e PPS), embora suas lideranças afirmem que esse crescimento seja porque Serra vem adiando a oficialização de sua candidatura.

DILMA ENCOSTA II: A pesquisa começa a exibir o que pode ser uma tendência daqui para frente, porque em todas as regiões do país Serra caiu na sondagem de agora em relação a dezembro, feita pelo mesmo instituto. Embora Serra seja conhecido por 96% dos eleitores e Dilma por 86%, no Norte/Centro Oeste ele caiu de 38% para 32%, enquanto ela subiu de 24% para 29%. No Nordeste, onde a popularidade de Lula é imbatível, a ministra está na frente, saindo de 31% para 36%, já o governador cai de 28% para 22%. No Sudeste, mesmo com melhor nível de consciência política e onde Serra começou exibindo a mais alta cotação em relação às demais regiões (41%), ele aparece agora com 38% e Dilma sobe de 19% para 24%. Finalmente, a menor queda se deu no Sul, onde os acordos petistas estão ainda em ebulição. Serra perdeu apenas 1%, de 39% para 38%, mas Dilma cresceu 5%, de 19% para 24%.

ARRUDA-KASSAB-YEDA: É evidente que estas três personalidades abalam a credibilidade e esvazia o discurso ferino da oposição, que, aturdida, estuda estratégias de campanha para bater em Dilma sem tocar em Lula, não por causa dele, mas com medo da reação do povão. Mas, ao lado de Lula, a ministra está ficando escolada, pegando traquejo de palanque ao falar para o povão e habilidade na hora de responder as críticas. Se ela é durona com quem é frouxo, fraco ou incompetente para lidar com a coisa pública, ponto de honra para ela, porque o país está precisando de firmeza, de político que tem metas e desafios a vencer.
POSSE NO PT: Eleito com 74% dos votos, Guto Garcia toma posse como presidente do diretório local do PT no próximo dia 9, terça-feira, às 19h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé (Fafima). Com propostas excelentes para dinamizar o diretório e sua militância, Guto ainda tem um nó górdio a desatar, que é a aliança feita com o prefeito Riverton Mussi (PMDB), iniciativa aprovada pela maioria mas que o grupo liderado pelo único vereador petista, Danilo Funke, reluta aceitar. O assunto vai ser objeto de discussão futura, pois Guto acha incoerente manter essa aliança pela governabilidade e o partido ter um vereador fazendo oposição ao prefeito na Câmara.

EFEITO LULA: Com sua vivacidade política, ironizando os privatistas e capitalistas neoliberais, Lula foi no fígado:

“Foi necessário ao Brasil um metalúrgico socialista para fazer a lição de casa dos capitalistas”.

“Precisou ganhar a eleição neste país um metalúrgico que não é economista, que não é cientista político, que passou 30 anos acreditando no socialismo e dizer que não é possível um país capitalista sem capital, sem financiamento e sem crédito”.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home