.

quinta-feira, 11 de março de 2010

MILITÂNCIA PETISTA LOTOU AUDITÓRIO NA POSSE DE GUTO

Mostrando que aprendeu a exercitar o contraditório, a lidar com as diferenças como convém a quem propõe mudar a forma de se fazer política, a militância petista de Macaé lotou o auditório da Faculdade de Filosofia na posse do professor e secretário municipal de Ciência e Tecnologia Carlos Augusto Garcia (Guto) na presidência do diretório, que contou ainda com a presença do jovem prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, do deputado estadual Rodrigo Neves, do secretário de Segurança no governo Benedita, Zaqueu Teixeira, do secretário de Meio Ambiente Maxwell Vaz, vereador Danilo Funke e representações de vários diretórios da região.

Doze vereadores são contra os treze secretários do PT”

Visivelmente feliz com a expressiva participação da militância, Guto falou sobre a importância do Processo de Eleição Direta (PED), dizendo que “essa iniciativa é muito boa, porque atua como uma pré-campanha do PT, que vai para a rua e os jornais em todo o Brasil divulgam. Isso foi uma sacação do partido muito interessante, porque andei por várias cidades do Brasil a trabalho e sempre olhava o jornal local e estava lá a eleição no PED, falando no PT, em Lula, em Dilma. Mas o PED tem um sério problema interno que precisa ser resolvido, porque o processo de eleição muitas vezes acaba virando problema pessoal, com brigas intensas que afetam a imagem do partido. Então, faço um apelo aos companheiros: sete meses de trégua, sem briga interna e até sem direito a uma frase sequer no twitter (risadaria geral e aplausos), para que estejamos todos juntos na eleição da Dilma Rousseff. O PT está na crista da onda por causa da popularidade de Lula, mas vai ser uma eleição pesadíssima, uma das mais duras da história do Brasil. Ao Danilo, vereador eleito pelo PT, eu também peço essa trégua, porque é bom lembrar que o prefeito Riverton (PMDB) deu 40% da prefeitura ao PT, pois são treze secretários e subsecretários no atual governo. E temos muito orgulho disso pelo belíssimo trabalho que eles estão fazendo. Então, Danilo, olha a covardia que estão fazendo com a gente: doze vereadores hoje na Câmara são contra os treze secretários do PT e os outros secretários que não são do PT têm onze vereadores a favor e apenas um contra. Assim, vamos deixar as coisas fluírem apenas neste mês de março, mas a partir de abril vamos colocar as diferenças de lado e nos unir em torno da candidatura de Dilma.”

Luciano Lourenço, presidente que sai, fez questão de ressaltar que “o PT não é um partido complementar, mas um partido protagonista, resultado de um longo trabalho, que começou com companheiros que estão hoje com os cabelos brancos, numa época em que não havia recursos e muito menos assessorias, em que todas as questões eram resolvidas pela vontade de transformar esta cidade. E hoje temos a alegria de ver este auditório cheio, justamente em função do protagonismo do PT em nossa cidade. As pessoas, petistas e não petistas, querem saber para onde vai o PT. Nós temos a resposta: o PT irá para onde nós o levarmos. E temos excelentes projetos em curso nas secretarias que ocupamos nesta cidade. As coisas negativas que podem haver nesse governo não são dos nossos secretários, porque eles estão honrando as propostas do partido”.



O vereador Danilo Funke, oposição petista ao prefeito na Câmara, desejou “sorte ao presidente Guto Garcia em sua nova empreitada e que tenha muita força para conduzir o partido, principalmente na busca de sua unidade e defendendo o que é fundamental, o espaço democrático para todos participem e em conjunto consigam construir uma melhor alternativa para Macaé. Marilena Garcia é que deveria ser nossa candidata a prefeito, porque hoje teríamos um governo nosso, pois esse governo que aí está não nos representa e não tem nada a ver com nossa cara. Não precisamos aqui ficar a reboque do PMDB”.

O deputado estadual Rodrigo Neves, líder do PT na Assembleia, responsável pelo aumento da verba do PAC destinado a Macaé, destinando R$ 15 milhões para a melhoria do assentamento precário da Nova Esperança. –“Estive hoje Assembleia ao lado do prefeito Riverton e vários outros que lá foram em defesa dos royalties. Mas posso adiantar para vocês agora que o Presidente Lula também recebeu ontem (08/03) todos os prefeitos do norte e noroeste flumiense e chegou a assumir o compromisso de, se por acaso a emenda do deputado federal Ibesen for aprovada, acabando com os do Rio de Janeiro, ele vai vetar (aplausos). Com os trinta anos de luta, não temos hoje mais dúvidas de que o PT Macaé está vocacionado para disputar a prefeitura de Macaé”.


O prefeito Lindberg também mostrou-se empolgado com a história do partido e sua expressiva militância na posse de Guto, dizendo: -“Estive hoje numa favela do Rio com o presidente Lula e a multidão me fez lembrar daquela campanha de 89. No Dia Internacional da Mulher, com cerca de cinco mil pessoas, lá encontrei também Marilena Garcia e pude conversar com ela. Todos nós militantes deste estado aprendemos a respeitar a garra dessa mulher guerreira. Dei um abraço nele e disse que vinha aqui. E quero enfatizar o que já foi falado aqui, da busca de nossa unidade, com debates de altíssimo nível, com espírito de fraternidade, porque temos uma tarefa gigantesca pela frente, uma batalha decisiva para nossa história, a história do povo trabalhador brasileiro. O governo Lula significa um projeto progressista de esquerda na América Latina, significa a base de um debate internacional, que tem em Dilma Rousseff a consolidação desse processo, uma mulher que não se omitiu e enfrentou a ditadura militar e até torturado foi, quando foi preciso defender a democracia e o povo marginalizado. Então, não é hora de divisão, mas de união pela luta que foi travada pela eleição de uma mulher, a primeira de nossa história”.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home