.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

EM TEMPO

EXPLORAÇÃO: Disputando audiência, a mídia, principalmente televisiva, explora à exaustão casos passionais que geram grande comoção popular. A Globo faz questão de ressaltar que suas imagens e reportagens são exclusivas, assim como as concorrentes. Enquanto houver algo duvidoso para aguçar a curiosidade popular a ordem é escarafunchar ao máximo. Assim foi com os Nardoni e agora com Eloá e Nayara.

URI GELLER: Enquanto o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, andou consultando o guru entortador de colher com a força da mente para saber como se sairá na corrida no autódromo de Interlagos, São Paulo, o brasileiro da Ferrari, Felipe Massa, acalma seu grilo psicológico de uma maneira mais íntima e simples: repete a cueca usada no final de semana da corrida. Só não sabemos se suja mesmo.

CESARIANAS: Desde que o homem surgiu na terra, o ato de dar à luz foi encarado como um evento natural. Tão natural, que as nossas índias, por instinto, pelo impulso inconsciente, têm seus filhos de cócoras, facilitando sua expulsão. Os onze filhos de minha, oito homens e duas mulheres, nasceram em casa, com auxílio de dona Artina, parteira de bela alma que atendia gratuitamente todas as mães que residiam entre a Praça Washington Luiz e o rio Macaé.

CESARIANAS II: Com a modernidade, as parteiras pederam prestígio e o que era natural tornou-se um caso médico. Criaram a fria mesa ginecológica, para que o médico tivesse mais conforto. Com a parturiente deitada, posição contrária à lei da gravidade, a solução foi o bisturí, para acelerar o nascimento, já que o médico tem sempre pressa e precisa atender outras pacientes. Eis a razão, além de outras que o capitalismo estimula, de tantas cesarianas.

PAU-BRASIL: Riqueza abundante em nosso litoral que os europeus levaram e já não se vê na devastada Mata Atlântica, bem que poderia voltar a enriquecer nossa ecologia. Este belo exemplar que plantei em meu quintal tem apenas seis anos e já está com quase seis metros de altura. Então, em menos de dez anos dá para criar uma floresta. E veja que beleza é ter um quintal com muitas árvores, como aroeira, a canema florida, jambeiro, acerola, carambola, caju, graviola e figo, onde sanhaços, rolinhas, sabiás, bem-te-vis, cambaxirras e, de vez em quando, até pocaçus vêm cantar e fazer seus ninhos.

MEXIDAS: Assunto que vai se estender e incomodar por um bom tempo, é a falta de empenho de certos parceiros do prefeito Riverton, tidos na mais alta confiança, que ficou demonstrado com o resultado das urnas. Por falar nisto, algumas mexidas andam a caminho e causando grande expectativa.

CAPOTOU: Flamenguista roxo (ou vermelho e preto?), que não perde um jogo do time no Maracanã, o prefeito Riverton, voltando para Macaé, passou por um sério perigo, ao sofrer uma capotagem causada por uma grande quantidade de água acumulada na pista. Internado no hospital em razão de forte pancada na cabeça, felizmente já se recuperou.
Mas, para sua preocupação, está em Juízo Federal acusação de fraude em licitação sobre contratação de empresa para fornecimento de merenda escolar, envolvendo 14 pessoas, inclusive o ex-prefeito Sylvio Lopes e o vereador reeleito Luiz Fernando Pessanha, que tiveram bens indisponíveis.

NA INTIMIDADE: Em campanha, mas na recolhida intimidade, ouviu-se do ex-prefeito ao seu vice: -“Vou pegar essa prefeitura novamente e depois deixo com você e fico em lá Brasília”. Não deu e não dará mais.

TAXA DE INCÊNDIO: Muita gente anda reclamando da taxa de incêndio cobrada pelo Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), que inclusive ameaça o devedor de anos atrás com a inclusão de seu nome na dívida ativa do estado. Para quem não sabe, a lei estadual 3686/2001 isenta os pensionistas (até cinco salários mínimos), aposentadoa e deficientes do pagamento.

DESOBSTRUINDO: Seguindo o programa de saneamento, a empreiteira Zadar vem retirando as manilhas de pouco diametro que dificultam o fluxo das águas negras que passam pelo valão que separa os bairros do centro da cidade. No governo do ex-prefeito o secretário de Obras resolveu instalar bombas, quebra-galho caro que não resolveu. Com a manutenção dessas bombas gastava-se, de tempos e tempos, cerca de R$ 300 mil, de acordo com editais publicados em O Debate.

ARNALDO X ROSINHA: A camapanha eleitoral em Campos está quente. Depois de superado o impasse no Tribunal Eleitoral, Arnaldo Vianna, com apoio do PT, desanca Rosinha Garotinho, ganhando a simpatia do professorado e do pessoal do sistema de saúde, duas importantes áreas que não tiveram atenção esperada dela e nem mesmo de Garotinho, quando governadores. Por sua vez, Arnaldo não é também flor que se cheire.

INCRÍVEL: Dois grandes economistas que estão na raiz do cambaleante capitalismo são ironicamente ganhadores de Prêmio Nobel, o austríaco Friedrich Hayek (1974) e o americano Milton Friedman (1976), que, com suas teorias sobre a preponderância do livre mercado e o estado mínimo, alimentaram o pensamento dos conservadores. Deram com os burros n`água, ao deixarem o capitalismo sem travas, à mercê de especuladores que agiam como vorazes jogadores em volta da mesa de cassino.

ROBERTO CAMPOS: Também conhecido na esquerda como Bob Field, dado seu empenho em defender interesses americanos, que justificativas estaria ele hoje apresentando sobre esse desarranjo provocado pelo neoliberalismo globalizante, enaltecido como a grande solução para os mercados mundiais?

PODER PARALELO: Democracia não é um regime que dá ao indivíduo o direito de fazer o que quer. Viver em sociedade exige reciprocidade de direitos e deveres. Fora desse limite prevalece a lei do mais forte. Por isso já passou da hora de o estado se impor, de não deixar espaço para que o tal crime organizado se sinta à vontade para ditar suas regras pela ameaça e a violência das armas. Até quando vamos ficar acuados?

MACAÉTUR: Depois dos oito anos de Glauco Lopes sem nada criar para incrementar o turismo aqui, qual é a proposta e o que anda fazendo o novo secretário nesse sentido? De rede hoteleira e recursos naturais estamos bem servidos. Faltam idéias ou dinheiro?

MOTA COQUEIRO: Por que os produtores do filme sobre o último enforcado oficial no Brasil Império não o exibiram, até hoje, em praça pública, para o povo, como foi acordado com uma empresa para a concessão de uma verba de R$ 500 mil? Com a palavra Aldo Lopes.

A INVERSÃO: É incrível a desfaçatez dessa oposição onde aninham-se os seguidores de FHC. Condenam Lula pelas críticas que o PT fez ao Proer, quando o governo americano faz o mesmo. Ora, a essência das críticas se mantém, por que não há como contemporizar com banqueiros incompetentes e fraudadores, como o nebuloso caso de Daniel Dantas que FHC beneficiou com o dinheiro do contribuinte.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home