.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O MERCADO: ESSE SUJEITO SENSÍVEL

Você já reparou como os neoliberais se referem ao chamado livre-mercado? Os caras são criativos, tratam-no como uma personagem, um sujeito mais sensível que a popular dormideira, que logo reage quando alguma coisa interfere em seus negócios, em seus lucros. É como um nobre, a quem todos devem reverência.
Quando o governo recorre a alguma medida pensando em melhoria social, logo levantam-se os arautos do capital para combater, alegando que o mercado será afetado e poderá criar problema em suas boas relações com o meio. Até o profético Paul Krugman, recém Prêmio Nobel de Economia, referindo-se à terrível crise do capitalismo virtual e aos irresponsáveis banqueiros e especuladores, chegou a dizer que, “nesses momentos, os mercados ficam irracionais e histéricos”. Quer dizer, o mercado é realmente visto como um “sujeito” pensante, com problemas psicológicos como qualquer humano, que depois de uma certa histeria pode também cair em depressão. Sim, porque ele tem uma bolsa, uma imensa bolsa que precisa cuidar e estar sempre gorda, com altas cotações, para alegria de empresários e principalmente de nervosos especuladores. Gente como Nagin Nahas, que, certa vez, deu um “pregão” na testa de ávidos jogadores profissionais da bolsa.
Afinal, esse “senhor mercado” é um grande “bolha”, que a ganância inflou e acabou estourando no seio da mais evoluída nação do mundo, onde vivem as sumidades da ciência econômica e os mais famosos laureados com o Prêmio Nobel do conhecimento científico.

1 Comentários:

  • Caro Armando Barreto, tudo bem?

    Quero convidá-lo a fazer parte dos colunistas do Portal www.jornalismopolitico.com que vai ao ar, em versão Beta, amanhã [29]. Caso o amigo tenha interesse em colaborar; suas matérias de qualquer assunto serão postadas diariamente.

    Contando com sua colaboração,

    Paulo Zildene
    Jornalista
    DRT-MTb: 1670
    e-mail: paulozildene@jornalismopolitico.com

    Por Blogger kiu, às 28 de outubro de 2008 às 07:10  

Postar um comentário

<< Home