.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GÊ SARDENBERG

Descendente de suíços-franceses que aportaram no Brasil na época do Império, Gê Sardenberg (1900-1961) nasceu no Sana, onde seus pais possuíam três propriedades que produziam café e banana em abundância. Depois de casado com Regina Figueiredo, de tradicional família macaense, foi residir em Carapebus na década 30, então terceiro distrito de Macaé, dedicando-se ao plantio da cana e à criação de gado, destacando-se na comunidade em razão de sua formação cultural-religiosa, com profunda visão humanista e preocupação com o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade.

Lutou bravamente no Sindicato dos Plantadores de Cana da região reivindicando preço justo pela tonelada de cana fornecida, contra o longo atraso nos pagamentos efetuados pela usina e ainda em busca de recursos creditícios das instituições financeiras, que olhavam com mais interesse os pleitos do poder capitalista dos usineiros.
Justamente por esse seu empenho, mesmo com a grande prole de nove filhos para cuidar e seus pesados afazeres com a atividade rural, foi eleito vereador no final da década de 50, quando essa atividade política não era remunerada e não estava ainda contaminada pelos conchavos que envolvem interesses subalternos e que hoje denigrem a imagem dos legislativos em todo território nacional.

Cultor das artes literárias, quando apresentou projeto para criação de uma biblioteca na Câmara para consulta, foi criticado com desdém por um dos colegas, que considerava o assunto sem importância.

Mas o município, muitos anos depois, reconheceu seu esforço e a dignidade de seu trabalho, dando seu nome à praça que embeleza hoje o Palácio Legislativo e que acaba de receber uma grande restauração/reforma e um novo sistema de iluminação, iniciativa do presidente da Casa Paulo Antunes, inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi, vereadores e grande comparecimento popular.

1 Comentários:

  • Aos meus familiares de Macaé, Niteroi, Casemiro de Abreu e demais

    Foi com grande alegria e até com emoção que constatei pela internet o fato da reinauguração da Praça com o nome do meu saudoso Pai (Gê Sardenberg) em Macaé-RJ, em cuja Câmara Municipal trabalhou ativamente, sobretudo visando o bem da coletividade com destaque na área da educação.

    Gostei muito de ler a nota que saiu no jornal "O Rebate" com dados biográficos corretos e oportunos, pois de fato, Papai foi homem de bem dedicando-se à família, ao lado da Mamãe e de seus 9 (nove) filhos, ao mesmo tempo em que se empenhava como um dos líderes da cooperativa de plantadores de cana, e também dedicado-se tembém na Câmara Municipal da cidade onde com frequencia era convidado para usar da palavra como apreciado orador que era, buscando sempre o bem da coletividade, constando inclusive que todos os projetos por ele apresentados foram aprovados pelos colegas.

    Como sempre gostei de lidar com animais, sobretudo com bois, muitas vezes acompanhei meu pai na lavoura de cana-de-açúcar, enchendo e conduzindo os carros de boi que levavam o produto para a usina.

    Outrossim alegra-me lembrar, a bem da verdade, que se tratava de um homem temente a Deus, apreciado pregador, sobretudo participando da Igreja Batista de Carapebus-RJ, e frequentei com ele e meus familiares desde criança até a adolescência, quando então o Senhor me chamou para o Ministério Pastoral, no qual, pela Misericórdia de Deus atuo há 47 anos.

    Também me lembro com alegria e muitas saudades o fato de ter estado ao lado dele em Niteroi-RJ, vindo do interior de SP onde já trabalhava tendo permanecido ali alguns dias quando seu estado de saúde era gravíssimo e então ao despedir-me ele parou de gemer por causa das fortes dores e orou pala minha vida e pelo meu Ministério e disse essas palavras das quais não posso me esquecer: "FILHO, SE NÃO NOS ENCONTRARMOS MAIS AQUI, VAMOS NOS ENCONTRAR NA ETERNIDADE JUNTO COM JESUS".

    Por tudo isso e muito mais posso dizer que meu pai, embora humano e limitado, foi um exemplo para mim e todos nós.

    Finalmente, gostaria de deixar minha palavra de apreciação ao Jornalista Armando Barreto, pela oportuna iniciativa de publicar essa matéria referente ao meu pai, homem público da cidade de Macaé, propiciando há muitos da cidade e região a oportunidade de conhecer dados biográficos de uma vida tão útil à coletividade.

    Atenciosamente

    HÉLCIO SARDENBERG
    helciosardenberg@gmail.com
    denisepayao@yahoo.com (filha de Héico Sardenberg)

    Por Blogger denisepayao, às 1 de dezembro de 2009 às 15:04  

Postar um comentário

<< Home